Marcelo exonera secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional
O Presidente da República decidiu exonerar o general José Calçada da função de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, confirmou o ECO.
Marcelo Rebelo de Sousa exonerou o general José Antunes Calçada de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN). A notícia foi avançada pelo jornal Diário de Notícias e confirmada pelo ECO junto de fonte oficial da Presidência da República.
A exoneração surge na sequência da própria demissão do general das funções de comandante de Pessoal do Exército. Na semana passada, o militar alegou “divergências inultrapassáveis” com o chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), Rovisco Duarte, uma incompatibilidade que se arrastava mas que tomou novos contornos com o furto de material de guerra em Tancos.
A demissão de José Antunes Calçada, que pediu para passar à reserva, foi acompanhada da demissão do general Faria Menezes da função de comandante operacional das Forças Terrestres, como avançou na altura o semanário Expresso.
Agora, de acordo com o Diário de Notícias, a exoneração de José Antunes Calçada pelo Presidente da República é decidida após o jantar desta segunda-feira entre Marcelo Rebelo de Sousa e quatro chefes militares. Esta terça-feira à tarde há novo encontro entre estes chefes, o ministro da Defesa Nacional Azeredo Lopes, e o primeiro-ministro António Costa em São Bento.
(Notícia atualizada às 12h25 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo exonera secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional
{{ noCommentsLabel }}