Libra tem maior subida em mais de um mês

O alívio dos receios em torno do Brexit está a reduzir a pressão sobre a divisa britânica. O mercado aproveita para tomar mais-valias.

A pressão sobre a libra está a aliviar hoje. A divisa britânica regista neste momento o maior avanço em mais de um mês face ao dólar, a beneficiar do alívio dos receios em torno do Brexit, depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter aceitado que o parlamento se pronuncie sobre o seu plano de retirar o Reino Unido da União Europeia.

A libra avança 1,2%, para os 1,2269 dólares, sendo que já chegou a valorizar perto de 1,7%. Avança contra a moeda norte-americana, mas também face à divisa da Zona Euro, registando um ganho da mesma dimensão.

“Atendendo à forma agressiva como o mercado estava curto em relação à libra, as perspetivas de o parlamento do Reino Unido pelo menos discutir a desvantagem de uma ‘saída dura’ encorajou à substancial tomada de mais-valias nessas posições“, afirmou Sean Callow, estratego do Westpac Banking, em Sidney.

Na semana passada, os hedge funds e outros grandes investidores aumentaram, para um nível recorde, as suas apostas em relação a uma libra mais fraca face ao dólar, segundo dados compilados pela Commodity Futures Trading Comission que remontam até 1992.

A pressão sobre a libra atingiu um auge no final da semana passada quando o valor da moeda afundou momentaneamente para o valor mais baixo em 31 anos. Apesar da recuperação na sessão de hoje, o sinal continua vermelho para a libra que apresenta uma queda de mais de 6% este mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Libra tem maior subida em mais de um mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião