1.ª edição do Advocatus Lifetime Achievement. Edição de fevereiro da Advocatus
Na Advocatus de fevereiro pode ver os principais momentos do Advocatus Lifetime Achievement e ainda especiais sobre o novo "citius" da arbitragem e sobre o negócio das firmas de advogados.
O sócio fundador da sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA), Vasco Vieira de Almeida, foi o vencedor da primeira edição do prémio Advocatus Lifetime Achievement, uma iniciativa lançada pelo ECO e pela Advocatus, e que terá periodicidade anual.
O objetivo é homenagear personalidades da advocacia que registaram um percurso de elevada influência para a afirmação do direito enquanto pilar central da sociedade e da economia. A entrega do prémio realizou-se em dezembro, num jantar solene no Centro Cultural de Belém pelas mãos da ministra da Justiça, Rita Júdice. A próxima edição será em novembro deste ano.
O Instituto de Arbitragem Comercial anunciou uma nova plataforma, idêntica ao Citius, para a arbitragem comercial e empresarial. O objetivo é que a tramitação dos processos de arbitragem seja feita totalmente online. Os advogados contactados pela Advocatus consideram esta medida positiva e que revela “dinamismo”.
Nesta edição pode ainda ler um especial sobre o negócio dos escritórios. Independentemente da dimensão, as firmas de advogados apostam cada vez numa abordagem mais personalizada aos clientes. No momento de identificar as necessidades dos clientes a solução é a comunicação e o escutar. Através de diferentes técnicas, no final, não são só os clientes que beneficiam, mas também o próprio negócio.
Vítor Palmela Fidalgo é o advogado do mês desta edição. O diretor jurídico na Inventa é novo representante português para atuar como perito no Centro de Mediação e Arbitragem do Tribunal Unificado de Patentes. À Advocatus, assume que é um mandato de seis anos com “elevada responsabilidade” e que o objetivo é “realizar o melhor trabalho possível”. Assegura ainda que a “parca” inovação em Portugal não se relaciona com a regulamentação aplicável que considera ser “bastante robusta”.
Cláudia Monge, sócia da BAS, fez um balanço dos 15 anos de atividade do escritório e desvendou como será o futuro. Pretendem apostar no desenvolvimento de diversas áreas, como de Direito Ambiente, e no reforço da equipa, tanto em número como com qualidade técnica. À Advocatus, Cláudia Monge revela que uma possível expansão da firma não está prevista. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.
Foi a maior transação realizada em Portugal para um único Retail Park. A PLMJ assessorou a AM Alpha na venda à Redevco do “BPlanet”, localizado no Barreiro e que conta com uma área bruta locável de 35.000 m2. A operação foi liderada pelo sócio co-coordenador da área de Imobiliário e Turismo, Ricardo Reigada Pereira, e pela associada sénior Tamara Martins da Fonseca, tendo também contado com a participação dos advogados Hélder Santos Correia e Beatriz Paredes, da mesma área, e ainda André Abrantes, das áreas de Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 163.ª edição.
Assine a revista Advocatus aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
1.ª edição do Advocatus Lifetime Achievement. Edição de fevereiro da Advocatus
{{ noCommentsLabel }}