Metas orçamentais em risco por causa do BPP

  • ECO
  • 18 Julho 2017

O Estado tem 450 milhões de euros do BPP a receber, mas houve mais um grupo de credores a tentar novamente impedir essa devolução. Montante conta para o cumprimento das metas orçamentais deste ano.

Os credores do Banco Privado Português (BPP) não baixam os braços na tentativa de travarem a entrega de 450 milhões de euros ao Estado pela comissão liquidatária da antiga instituição bancária, pondo em risco o cumprimento das metas orçamentais deste ano.

Desta vez foi a sociedade de credores Liminorke a apresentar recurso depois de ver indeferida uma providência cautelar com o objetivo de suspender a entrega desse dinheiro ao Estado e, consequentemente, suspendendo a liquidação do antigo banco, de acordo com a edição desta terça-feira do Público.

A Liminorke segue assim as passadas já dadas pelo grupo de credores do BPP que compõem a Associação Privado Clientes. Em junho, esta associação recorreu também de uma providência cautelar que interpôs no mesmo sentido e que mereceu parecer desfavorável por parte do tribunal, sublinha ainda o mesmo jornal.

Os credores do BPP põem assim em cheque as metas orçamentais do Governo. Esses 450 milhões de euros, que deverão ser entregues ao Estado após a liquidação do BPP, é uma verba com a qual o ministro das Finanças, Mário Centeno, conta para atingir as metas orçamentais definidas para este ano.

O dinheiro foi entregue ao BPP por seis bancos com presença no país, um empréstimo que recebeu uma garantia do Estado. Esses bancos ativaram a garantia estatal em 2010, ficando também o Estado como credor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metas orçamentais em risco por causa do BPP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião