Metas orçamentais em risco por causa do BPP
O Estado tem 450 milhões de euros do BPP a receber, mas houve mais um grupo de credores a tentar novamente impedir essa devolução. Montante conta para o cumprimento das metas orçamentais deste ano.
Os credores do Banco Privado Português (BPP) não baixam os braços na tentativa de travarem a entrega de 450 milhões de euros ao Estado pela comissão liquidatária da antiga instituição bancária, pondo em risco o cumprimento das metas orçamentais deste ano.
Desta vez foi a sociedade de credores Liminorke a apresentar recurso depois de ver indeferida uma providência cautelar com o objetivo de suspender a entrega desse dinheiro ao Estado e, consequentemente, suspendendo a liquidação do antigo banco, de acordo com a edição desta terça-feira do Público.
A Liminorke segue assim as passadas já dadas pelo grupo de credores do BPP que compõem a Associação Privado Clientes. Em junho, esta associação recorreu também de uma providência cautelar que interpôs no mesmo sentido e que mereceu parecer desfavorável por parte do tribunal, sublinha ainda o mesmo jornal.
Os credores do BPP põem assim em cheque as metas orçamentais do Governo. Esses 450 milhões de euros, que deverão ser entregues ao Estado após a liquidação do BPP, é uma verba com a qual o ministro das Finanças, Mário Centeno, conta para atingir as metas orçamentais definidas para este ano.
O dinheiro foi entregue ao BPP por seis bancos com presença no país, um empréstimo que recebeu uma garantia do Estado. Esses bancos ativaram a garantia estatal em 2010, ficando também o Estado como credor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Metas orçamentais em risco por causa do BPP
{{ noCommentsLabel }}