“Transparência é o principal ‘driver’ da igualdade salarial”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. É esse o valor que dá título a este podcast que se debruça em entrevistas quinzenais sobre os temas mais quentes do mundo do trabalho.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Os salários ainda são um tabu na generalidade das empresas portuguesas, mas a transparência a esse respeito ajuda não só a fidelizar os trabalhadores como a combater as desigualdades. Aliás, a transparência é o “principal driver” da igualdade entre vencimentos, considera Paulo Veiga, CEO da EAD, no novo episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”. Já Nuno Ferreira Morgado, sócio da PLMJ, explica o que vai mudar na lei portuguesa com a nova diretiva europeia da transparência salarial.
Com 400 trabalhadores, a EAD está, desde outubro, a implementar práticas de transparência remuneratória. Por exemplo, nos anúncios de emprego indica a expectativas salariais e divulga internamente as faixas remuneratórias. Paulo Veiga adianta que essa informação facilita a negociação anual dos ordenados, mas avisa que esse nunca é um processo fácil.
-
Paulo Veiga, CEO da EAD, em entrevista ao podcast do ECO "Trinta e Oito Vírgula Quatro" Hugo Amaral/ECO -
Nuno Ferreira Morgado, sócio da PLMJ, em entrevista ao podcast do ECO "Trinta e Oito Vírgula Quatro"
Também neste episódio, Nuno Ferreira Morgado, sócio coordenador da área de laboral da PLMJ, explica o que já prevê a lei do trabalho sobre a transparência salarial e o que vai mudar com a diretiva europeia, que tem de ser refletida no enquadramento nacional até 2026. Deixa também recomendações sobre o que podem fazer já os empregadores para se prepararem.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de fevereiro, vamos explorar essa questão do ponto da transparência salarial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Transparência é o principal ‘driver’ da igualdade salarial”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}