CEO da REN diz-se preocupado com sacrifício da rentabilidade

O gestor assinalou dificuldades face ao preço dos equipamentos e quanto à disponibilidade de recursos numa intervenção durante uma conferência da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O CEO da REN, Rodrigo Costa, afirma-se preocupado com a rentabilidade da empresa. O gestor assinala dificuldades face ao preço dos equipamentos e quanto à disponibilidade de recursos.

O líder da REN falava no seminário sobre “Análise do setor elétrico e prospetiva para o novo período regulatório 2026-2029”, organizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O gestor descreve a REN como “recordista” face às congéneres, com uma eficiência “igual ou melhor” que todas as outras. E é eficiente tanto do ponto de vista de engenharia como financeiro, apontou.

O custo do transporte, desde 2008, recuou cerca de 36%, a preços correntes. “Estamos hoje vistos como uma referência internacional em matéria de qualidade de serviço e custo”, defendeu. No entanto, é na rentabilidade que a comparação é inferior.

Esta é a nossa forma de trabalhar e acreditamos que vai ser assim. Isto acontece com um sacrifício, como é óbvio, que é feito da rentabilidade da própria empresa e que é algo que nos preocupa“, afirmou.

Rodrigo Costa destacou o rating financeiro da empresa, que apontou como um dos melhores do país, e uma perspetiva de estabilidade “muito boa” “Mas vivemos muito preocupados, principalmente com aquilo que estamos a falar hoje, que é o próximo período regulatório, porque nós vivemos numa situação de imensos desafios”, registou.

O mesmo assinalou a dificuldade em continuar a fazer “mais, melhor e com menos custos num mundo extraordinariamente complexo”. Como obstáculos, apontou o número de colaboradores, 700, menos que em 2006. Em paralelo, falou da competição por equipamentos, na qual afirma estar em desvantagem face aos congéneres. “Nós pagamos os transformadores ao mesmo preço ou mais caros”, indicou.

(Notícia atualizada com a informação que a queda de 36% no custo de transporte refere a preços correntes)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da REN diz-se preocupado com sacrifício da rentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião