Corticeira Amorim compra fabricante de rolhas francesa por 50 milhões

Aquisição é feita em duas fases: Corticeira compra 60% da Bourrassé por 29 milhões de euros num primeiro momento. Adquire os restantes 40% com base nesse preço de referência.

A Corticeira Amorim comprou a produtora de rolhas francesa Etablissements Christian Bourrassé, num negócio avaliado em cerca de 50 milhões de euros e que permite à corticeira portuguesa alcançar mercados francês, espanhol, italiano e chileno.

O negócio, anunciado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), será feito em duas fases. Num primeiro momento, a Corticeira Amorim adquire 60% da produtora francesa por 29 milhões de euros. Os restantes 40% serão adquiridos até 2022, por um preço que, “tomando por referência o valor já pago pelos primeiros 60%, dependerá ainda da performance da Bourrassé nos próximos anos”, informa a Corticeira Amorim no comunicado.

Ou seja, o negócio tem por referência uma avaliação da empresa francesa em 48,33 milhões de euros. Mas o preço final a pagar pela Corticeira Amorim depende dos resultados que a Bourrassé apresentar no futuro.

Atualmenta, a Bourrassé conta com uma equipa de cerca de 450 colaboradores, desenvolvendo a sua atividade sobretudo em França, Espanha, Itália e Chile. Em 2016, a produtora francesa faturou 55 milhões de euros.

“Detentora da marca internacional “Bourrassé”, a empresa procurava uma solução de sucessão da atual gestão, pelo que pretendia um acionista cooperante que entendesse a indústria e desse continuidade ao projeto“, sublinha a Corticeira Amorim no comunicado. “Dado que o Grupo Corticeira Amorim e a Bourrassé partilham uma visão de mercado muito similar, com uma gama de produtos que responde à segmentação e aos requisitos exigidos pelos clientes, a Corticeira Amorim surgiu como o parceiro natural”, indica ainda.

O cenário de aquisições como forma de acelerar o crescimento da Corticeira Amorim já tinha sido antecipado pelos analistas do Haitong, que consideram que a cotada portuguesa goza de um bom momento no mercado de rolhas de cortiça, sobretudo no segmento premium, e que deverá continuar a sustentar os seus resultados.

A Corticeira Amorim quase duplicou os lucros em 2016 e alcançou um resultado líquido recorde: 102 milhões de euros. A contribuir para este desempenho esteve, em grande parte, a venda da participação na fabricante de pavimentos US Floors, que resultou num encaixe de 30 milhões de euros para a empresa. No primeiro trimestre do ano, registou um lucro de 17,21 milhões de euros.

As ações encerraram esta quinta-feira em baixa de 2,12% para 12,25 euros. Valorizam, ainda assim, 44,12% desde o início do ano, conferindo à Corticeira uma capitalização bolsista de 1,6 mil milhões de euros.

Ações deslizam esta quarta-feira

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim compra fabricante de rolhas francesa por 50 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião