400 mil clientes do UniCredit afetados por falha de segurança

Ataques ocorreram nos últimos meses e atingiram cerca de 400 mil clientes daquele banco italiano. Responsáveis dizem que não há danos materiais a registar.

O italiano UniCredit revelou que piratas informáticos acederam às contas de cerca de 400 mil clientes em Itália, apoderando-se de dados biográficos e histórico de empréstimos naquela que é considerada uma das maiores falhas de segurança na Europa.

Os ataques ocorreram em setembro e outubro de 2016 e também este ano, entre os meses de junho e julho, adiantou o banco. Os hackers acederam às informações dos clientes através de um prestador de serviços do UniCredit. Dados como os números de identificação de conta IBAN e outros dados pessoais também foram acedidos.

“Não há danos materiais para o banco e para os seus clientes com estes ataques”, referiu Danielle Tonella, presidente da unidade de IT do Unicredit, à agência Bloomberg. “Nenhum dado, como palavras-passe, que permita o acesso às contas bancárias ou que permita transações não autorizadas, foi afetado”, acrescentou.

Ataques de hackers a grande escala têm ocorrido com frequência nos últimos meses, como o WannaCry em maio e o Petya em junho, que afetaram empresas multinacionais, bancos e governos em todo o mundo, levantando receios quanto à vulnerabilidade de muitas empresas e instituições.

O UniCredit está a investir 2,3 mil milhões de euros na atualização e reforço dos seus sistemas de informação. Por causa deste problema, iniciou uma auditoria interna e irá apresentar um relatório junto do procurador em Milão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

400 mil clientes do UniCredit afetados por falha de segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião