Rubis compra ativos de gás à Repsol

  • Lusa
  • 1 Agosto 2017

A Rubis comprou um conjunto de ativos de gás da Repsol em Portugal, numa operação em que o valor não foi revelado, segundo um comunicado da empresa.

Com esta aquisição, a Rubis passa a assumir os ativos de distribuição de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) da Repsol nas ilhas da Madeira e dos Açores, bem como as redes em Portugal continental.

A empresa, que não revelou o valor da transação, refere que esta operação permite à Rubis incluir uma operação de distribuição de gás canalizado e alcançar massa crítica nas suas atividades nos Açores e na Madeira.

“Esta transação representa um volume anual adicional de 15.000 toneladas, ou seja, 12% dos volumes atuais já comercializados localmente pelo grupo e que gera um EBITDA [resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações] anual de seis milhões de euros”, refere a Rubis.

Para a distribuição de gás canalizado no continente, a transação tem um “impacto positivo no lucro da Rubis”, refere, salientando que no que respeita à operação na Madeira e nos Açores, esta está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

“Esta nova aquisição ilustra a estratégia de desenvolvimento da Rubis em nichos de mercado para complementar as suas atividades existentes”, conclui a empresa, no comunicado.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Repsol disse que “esta operação fazia parte do plano estratégico e isso permite” que a petrolífera se dedique “aos negócios de gás com maior crescimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rubis compra ativos de gás à Repsol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião