Espanha bate recordes com o maior crescimento desde 2015. Supera o de Portugal

  • Lusa e Bloomberg
  • 24 Agosto 2017

Consumo interno impulsionou os bons resultados da economia espanhola, que cresceu 0,9%. Pelo contrário, o Reino Unido tem a maior quebra no consumo desde 2014 e o crescimento mais fraco desde 2012.

A economia espanhola cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior e aumentou 3,1% em termos homólogos, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. O consumo interno foi a chave para o crescimento que, com os números recorde, supera o do PIB nacional, de 0,2% de abril a junho. No Reino Unido, o consumo interno abrandou e pesou no mais fraco crescimento da economia desde 2012.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol foi superior em uma décima ao registado nos três primeiros meses do ano, refere o INE em comunicado, salientando que se trata da taxa de crescimento trimestral mais elevada desde o terceiro trimestre de 2015. O PIB espanhol cresceu 3,1% no segundo trimestre deste ano em termos homólogos, quando nos dois trimestres anteriores registou um crescimento de 3%. A variação mensal do PIB espanhol no segundo trimestre foi impulsionada pelo consumo interno, apesar da desaceleração do investimento e das exportações.

No Reino Unido, o cenário foi inverso. A economia cresceu 0,3% no segundo trimestre, tornando-o o pior trimestre desde 2012. O aumento de apenas 0,1% no consumo interno foi o pior desde 2014, quebra que se fez notar no PIB. As vendas de carros diminuíram após um primeiro trimestre forte. O investimento estancou e as trocas comerciais também não foram um fator adjuvante para o segundo trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha bate recordes com o maior crescimento desde 2015. Supera o de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião