Cinco razões para viver no Chiado, segundo o Financial Times

  • ECO
  • 28 Agosto 2017

O jornal britânico assinalou cinco razões pelas quais deve escolher viver no Chiado, no centro de Lisboa.

O Financial Times [acesso pago] recorda o incêndio de 1988 para elogiar a reconstrução levada a cabo na zona pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Publicado na secção Property Listings, o artigo refere o renascimento da vizinhança que tornou um espaço “tão morto como Wall Street à noite” para um “refúgio residencial”. O FT destaca a abertura de novos espaços públicos e os apartamentos nos andares superiores dos edifícios.

O jornal britânico sugere cinco espaços a visitar: o restaurante com duas estrelas Michelin — Belcanto –, a livraria da Bertrand, o Teatro Nacional de São Carlos, o Purista Barbière e o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

O restaurante do chef português José Avillez tem, neste momento, duas estrelas Michelin — foi o primeiro restaurante em Portugal a atingir essa meta. Além disso, a revista Restaurant considerou o Belcanto o 85º melhor restaurante do mundo. Além do Belcanto, o artigo aponta para o Bairro do Avillez como outro dos locais no Chiado que se deve visitar.

Com a barriga já conquistada, o FT segue para a cultura. O texto destaca a histórica livraria da Bertrand — criada em 1732, a livraria mais antiga do mundo. Em frente, o café A Brasileira é um lugar a visitar também por ter sido um frequente poiso do poeta Fernando Pessoa.

A ligação entre os escritores e o Chiado vem desde o século XVI. O jornal britânico escreve que aquela zona da cidade chama-se Chiado por causa de um escritor que lá morava, António Ribeiro Chiado.

Passando para o teatro, o artigo destaca o Teatro Nacional São Carlos, aberto em 1793, como o espaço ideal para ouvir ópera ou bailado, mas também para assistir ao Festival ao Largo. Quanto à arte, o FT sugere a coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

A terminar, o Financial Times sugere uma visita ao Purista Barbière para um toque de modernidade. A fusão entre uma barbearia e um bar faz com que os clientes possam, simultaneamente, desfrutar de uma cerveja, ouvir jazz ao vivo e, claro, um corte de cabelo renovado.

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