Renault e Nissan vão vender automóvel elétrico na China

  • Lusa
  • 29 Agosto 2017

A aliança entre as duas fabricantes automóveis firmou uma parceria com a Dongfeng Motor para fabricar e vender um novo automóvel elétrico na China. Nasce uma nova empresa: a eGT New Energy Automotive.

A aliança dos construtores de automóveis Renault e Nissan anunciou hoje um acordo com o grupo chinês Dongfeng Motor para fabricar e vender uma nova viatura elétrica na China. A parceria é traduzida na criação da eGT New Energy Automotive, detida em 50% pela Dongfeng, 25% pela Renault e 25% pelos japoneses da Nissan, segundo um comunicado conjunto.

O objetivo é criar um novo automóvel com “interconetividade inteligente e que será desenvolvido com base numa plataforma SUV (ligeiro com características desportivas)”. “A criação desta co-empresa com a Dongfeng concretiza a vontade comum de desenvolver veículos elétricos competitivos para o mercado chinês”, disse Carlos Ghosn, o brasileiro responsável da aliança franco-nipónica.

O presidente da Dongfeng, Zhu Yanfeng, também fez eco da concretização de um esforço conjunto para desenvolver veículos elétricos destinados ao mercado chinês. “Um projeto que assenta num modelo económico inovador”, declarou Zhu Yanfeng.

A eGT deverá estabelecer a sua sede social em Shiyan, na província de Hubei, no centro da China. O veículo elétrico será produzido na fábrica da Dongfeng em Shiyan, com capacidade de produzir 120 mil unidades anuais. O fabrico deverá iniciar-se em 2019.

Segundo a Associação Chinesa dos Construtores automóveis, a China representa o maior mercado mundial para os veículos elétricos: em 2016 foram vendidos 256.879 veículos elétricos, com um crescimento de 121% face ao ano anterior. Nos primeiros sete meses de 2017 as vendas ascenderam a 204 mil unidades, traduzindo uma subida de 33,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renault e Nissan vão vender automóvel elétrico na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião