Marcelo: “Confiança é bem raro e volátil”

O Presidente da República discursava no encerramento do seminário promovido pelo Fórum para a Competitividade. Marcelo Rebelo de Sousa tem reforçado a importância do investimento e exportações.

Existe “uma necessidade urgente de investimento em Portugal”, confessou Marcelo Rebelo de Sousa esta quinta-feira. Mas esse investimento é dependente da confiança, um “bem raro, imaterial e volátil”, considerando que este bem “desaparece num ápice”.

O Presidente da República descreveu a realidade existente quando tomou posse em março para explicar os lados negativos e positivos da confiança e concluiu que agora o “Governo tem posição menos frágil em termos de afirmação política, mas um quadro económico de evolução complexa e problemática”.

No entanto, “não esperemos ajudas excecionais” internacionais, alertou Marcelo. O petróleo barato e a evolução da taxa dos juros, por causa da atuação do Banco Central Europeu, são fatores positivos, mas o Presidente da República referiu que “o essencial do trabalho tem de ser nosso”. “Temos pela frente exercícios difíceis e urgentes”, previu.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a colocar “acento tónico na estabilidade fiscal”, tal como tinha afirmado ao ECO, alertando para a aplicação dos fundos europeus “atrasada” e de “eficácia limitada”, algo que quer ver mudado. Em suma, “evitar tudo o que pode atingir a confiança”, considerou.

“Desde a entrada do euro que praticamente não crescemos”

Também no encerramento, o presidente do Fórum para a Competitividade criticou os crescimentos económicos atuais. “Desde a entrada do euro que praticamente não crescemos. Temos de crescer a uma média de 3% ao ano”, considerou Pedro Ferraz da Costa. “Somos uma economia relativamente pequena, mas aberta ao mercado global da União Europeia”, o qual pode trazer mais benefícios, analisou.

Pedro Ferraz da Costa elogiou as políticas de Pedro Passos Coelho. “Decisões muito boas”, classificou, perante a presença do ex-primeiro-ministro. “Arrastar anos a fio problemas de solução conhecida, por motivos constitucionais que nunca facilitaram” Portugal é um problema, disse.

Sobre a União Europeia, Ferraz da Costa atacou a “ligeireza com que se fala de o país sair do euro”. “O euro é um desafio difícil para um país que não tem uma política orçamental responsável”, considerou no discurso de fecho do seminário.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: “Confiança é bem raro e volátil”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião