Daniel Bessa: “Este caminho é insustentável”

O economista falava no seminário sobre o estudo publicado pelo Fórum para a Competitividade. Daniel Bessa afirmou que o problema foi não termos crescido quando todo o mundo cresceu.

O ex-ministro da Economia considerou que o caminho atual da economia é “completamente insustentável”. Daniel Bessa recordou que António Costa, antes de ser primeiro-ministro, reconheceu que “a economia portuguesa estava bloqueada”.

Primeiro, Daniel Bessa começou por se questionar: “E se fosse comigo?” Caso tivesse numa posição de decisão, o ex-ministro da Economia do Governo de António Guterres considerou que teria de reconhecer, logo do início, que os problemas são prévios. “Os últimos anos destruíram o que se tinha acumulado antes”, mas isso demonstra que o acumulado “era manifestamente insuficiente”, considerou.

“De 2001 a 2007 o mundo teve o maior crescimento de sempre, mas nós não crescemos”, considerou. Ou seja, quando o mundo cresceu muito “não fomos atrás”, explicou, referindo ainda que a procura interna – uma aposta de António Costa – não é solução.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Daniel Bessa: “Este caminho é insustentável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião