Desemprego em Portugal de julho iguala média da Zona Euro

A taxa de desemprego na Zona Euro situou-se nos 9,1% em julho, segundo o Eurostat. Este número iguala a taxa registada em Portugal no mesmo mês, segundo o INE.

Em julho, Portugal registou uma taxa de desemprego de 9,1%, tal como divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística. Já esta quinta-feira, o Eurostat revelou que a taxa de desemprego na Zona Euro, no mesmo mês, foi também de 9,1%. A Grécia e a Espanha continuam com a registar as maiores taxas de desemprego. A República Checa e a Alemanha registam as menores taxas.

Inicialmente, segundo a primeira estimativa, em junho a taxa de desemprego em Portugal tinha ficado abaixo da média da Zona Euro. Contudo, na segunda estimativa o INE reviu em alta para 9,1%, igualando também nesse mês a taxa de desemprego média dos países da moeda única. Esta tendência mostra a trajetória de aproximação do mercado de trabalho português perante os seus pares europeus.

Estes valores de julho confirmam os mínimos de fevereiro de 2009 já atingidos no mês anterior. Contudo, o desempenho dos 28 Estados-membros da União Europeia continua a ser superior, comparando com dezembro de 2008. A taxa de desemprego na UE manteve-se nos 7,7% em julho, a mesma marca registada em junho.

Em comparação homóloga, a taxa de desemprego desceu em todos os Estados-membros em que existe dados comparáveis no tempo, exceto na Finlândia onde se manteve estável“, assinala o Eurostat. As principais quedas foram registadas na Croácia, Espanha, Eslováquia e Chipre.

(Atualizado às 10h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego em Portugal de julho iguala média da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião