Taxa de desemprego em junho foi de 9,1%

O INE reviu a taxa de desemprego em junho em ligeira alta: mais 0,1 pontos percentuais. Em julho, o desemprego manteve-se estável.

A taxa de desemprego em junho fixou-se em 9,1%. O valor definitivo foi divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e fica ligeiramente acima da estimativa preliminar, que apontava para que o desemprego tivesse sido de 9% nesse mês. Já em julho, prevê o gabinete de estatística, a taxa deverá manter-se inalterada.

Os dados finais do INE mostram que, no final de junho, a população desempregada ascendia a 468,9 mil pessoas, menos 1,1% do que no mês anterior. Já a população empregada aumentou apenas em 0,2%, para 4.680.600 pessoas. A taxa de desemprego nesse mês fixou-se, assim, em 9,1%, uma quebra 0,1 pontos face a maio e o valor mais baixo desde novembro de 2008, quando a taxa de desemprego se situava nos 8,9%.

Desemprego cai em junho

Em julho, as estimativas provisórias do INE apontam para que a taxa de desemprego se mantenha nos 9,1%, enquanto a população desempregada deverá aumentar para 470 mil pessoas. Ao mesmo tempo, a população empregada deverá aumentar para 4.692.400 pessoas.

Entre os jovens, a queda da taxa de desemprego foi ligeiramente mais expressiva, passando de 22,7% em maio para 22,2% em junho. Apesar desta queda, o número de jovens desempregados aumentou para 81,6 mil nesse mês (eram 80,8 mil em maio). Contudo, o aumento da população jovem empregada foi suficiente para compensar: em junho, 285,3 mil jovens estavam empregados, contra 275,4 mil em maio. Em julho, a taxa de desemprego entre os jovens deverá voltar a aumentar, para 22,6%.

Notícia atualizada às 11h22 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego em junho foi de 9,1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião