Importações: IVA desaparece em 25 produtos

  • Leonor Rodrigues
  • 14 Outubro 2016

Empresas de fora da União Europeia passam a proceder à auto-liquidação do imposto. Medida deve ser alargada a todos os produtos importados até 2018.

Há uma nova medida relativa às importações a entrar em vigor já no próximo ano. O Orçamento do Estado, que vai ser apresentado esta tarde na Assembleia da República, prevê que alguns produtos importados de fora da União Europeia (UE) deixem de pagar o IVA, tal como acontece nas importações de países-membros.

A medida de simplificação tem como objetivo evitar posteriores reembolsos às empresas e o Governo tem como meta aplicar esta regra a todas as importações até 2018, de acordo com o Jornal de Negócios. Na prática, em vez de as empresas pagarem o IVA e posteriormente pedirem o reembolso, deixam de o pagar no momento da importação e, na declaração seguinte, a empresa liquida imposto (auto-liquidação). Para o Estado, este ponto tem um impacto apenas ao nível da receita, já que o valor do imposto vai deixar de entrar nas contas.

No total, nesta primeira fase são 25 os produtos que vão deixar de pagar o IVA, nomeadamente: estanho, cobre, zinco, níquel, alumínio, chumbo, índio, cereais, sementes e frutos oleaginosos, cocos, castanha do Brasil e castanha de caju, frutos de casca rija, azeitonas, sementes, café, chá, cacau, açúcar, borracha, lã, produtos químicos, óleos minerais, prata, platina, batatas e gorduras e óleos vegetais.

Texto editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importações: IVA desaparece em 25 produtos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião