Passos pede a Marcelo para travar notícias eleitoralistas
Passos Coelho desafiou o Presidente da República a pronunciar-se sobre os anúncios relativos ao Orçamento do Estado para 2018 antes das eleições autárquicas e da apresentação oficial do documento.
Pedro Passos Coelho criticou esta terça-feira o Governo por fazer “anúncios” sobre o Orçamento do Estado do próximo ano antes de o documento ser público e antes das eleições autárquicas. O OE2018 deverá ser conhecido a 13 de outubro, após as eleições autárquicas que se realizam a 1 de outubro. Questionado sobre o pedido de Marcelo Rebelo de Sousa para deixar Pedrógão fora da campanha eleitoral, o líder do PSD desafiou o Presidente da República a travar as notícias sobre o orçamento.
“Não há guerrilha partidária nenhuma. Vivemos numa sociedade madura onde é suposto o Governo gerir com transparências estas matérias e é absolutamente natural que havendo dúvidas estas sejam colocadas”, afirmou Passos Coelho, em declarações transmitidas pela RTP3, à margem da entrega do Prémio 2017 da Fundação Champalimaud, referindo-se à questão dos donativos dos incêndios. O líder do PSD argumentou que “o facto de haver eleições não significa que o Governo deva deixar de explicar ao país aquilo que faz“.
Esta manhã, Marcelo pediu que a tragédia de Pedrógão Grande não fosse usada como uma arma de arremesso político em vésperas de autárquicas. “Pediria que houvesse um pacto a pensar que as eleições são no dia 1 de outubro, e a questão de Pedrógão, de Castanheira de Pera, de Figueiró dos Vinhos, e outros municípios vizinhos continua depois da campanha eleitoral”, apelou o Presidente da República.
"Talvez o Presidente da República possa dizer alguma coisa sobre essa matéria [notícias do OE2018].”
Confrontado com estas declarações, Passos Coelho argumenta que “o Governo em véspera de eleições não se cansa de fazer anúncios que, do ponto de vista político, contendem com o dever de neutralidade e de isenção do Governo no ato eleitoral“. E, por isso, o líder social-democrata deixou um desafio: “Talvez o Presidente da República possa dizer alguma coisa sobre essa matéria”.
O líder do PSD considera que esse travão às notícias sobre o Orçamento “seria importante numa democracia”. Pedro Passos Coelho já tinha desafiado o primeiro-ministro a apresentar o OE2018 antes das eleições autárquicas ou a ser um “bocadinho mais contido” no que revela sobre o Orçamento.
“Isto de dar as notícias que se entendem como sendo boas até as eleições autárquicas guardando as que podem ser menos boas ou desfavoráveis para depois, não é uma forma séria de fazer a discussão orçamental”, disse o líder social-democrata no sábado. Passos Coelho acusou o Executivo de guardar as notícias “que podem ser menos boas ou desfavoráveis para depois”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Passos pede a Marcelo para travar notícias eleitoralistas
{{ noCommentsLabel }}