Seguradoras já deram 1,5 milhões de euros às vítimas de Pedrógão

O valor corresponde a mais de metade da dotação do fundo solidário criado pelas seguradoras para apoiar as vítimas da catástrofe dos incêndios que afetaram a região.

As seguradoras já distribuíram uma quantia substancial do fundo especial que criaram para apoiar as vítimas da catástrofe dos incêndios em Pedrógão Grande. As companhias de seguros já atribuíram compensações próximas de 1,5 milhões de euros ao abrigo de um fundo solidário cuja dotação ascende a 2,5 milhões de euros.

A criação deste fundo foi anunciada pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) poucos dias depois dos incêndios que atingiram a região, com o objetivo de “financiar a atribuição de compensações extraordinárias, de natureza excecional, de apoio aos familiares das pessoas falecidas em consequência deste incêndio”, tal como explicou na ocasião a entidade liderada por José Galamba de Oliveira.

De acordo com a APS, as seguradoras já analisaram processos de 56 das 65 pessoas falecidas no incêndio em Pedrógão, referindo que em todos os casos foi feito um contacto pessoal com os familiares das vítimas falecidas e feita uma “análise casuística da situação particular de cada um”.

Os processos já analisados envolvem compensações já atribuídas na ordem dos 1,5 milhões de euros, o que corresponde a mais de metade dos 2,5 milhões de euros de dotação global deste fundo solidário.

No caso do beneficiários menores, a APS refere que tem sido privilegiado o pagamento de parte da compensação em renda certa, até que os menores atinjam os 18 ou os 25 anos, consoante os casos.

No que respeita aos processos que as seguradoras ainda têm de analisar, a associação liderada por José Galamba de Oliveira espera que a respetiva conclusão seja feita “muito brevemente”, referindo-se tanto aos casos relativos a vítimas mortais como aos relacionados com feridos graves, e que se efetue o pagamento das compensações devidas.

Estes números foram divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) no mesmo dia em que se adensou a polémica em torno do apoio financeiro às vítimas dos incêndios que atingiram a região em junho. Nesta terça-feira, o Presidente da República aconselhou a que sejam dadas explicações aos portugueses sobre como e quem está a gerir as verbas para apoiar as vítimas dos incêndios que abalaram a região em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras já deram 1,5 milhões de euros às vítimas de Pedrógão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião