Ministério Público está “a acompanhar a situação” da Yupido
A PGR confirmou ao ECO que está "a acompanhar a situação" no que toca ao aumento de capital multimilionário da Yupido. Depois, vai avaliar o que fazer.
O Ministério Público (MP) está “a acompanhar a situação” da Yupido para decidir o que fazer acerca do insólito aumento de capital de 28,8 mil milhões de euros, disse a Procuradoria-Geral da República (PGR) em resposta enviada ao ECO.
“O MP encontra-se a acompanhar a situação, com vista a decidir qual o procedimento mais adequado no âmbito das suas competências”, lê-se numa nota enviada por email, depois de questionada se estão a ser feitas diligências para apurar a existência de alguma irregularidade no valor.
O MP encontra-se a acompanhar a situação, com vista a decidir qual o procedimento mais adequado no âmbito das suas competências.
A informação da PGR surge em linha com as informações que já tinham sido avançadas pelo Expresso [acesso pago] de que a Polícia Judiciária também está “a analisar” a mesma situação. As autoridades estarão a avaliar se existe matéria de facto que justifique uma investigação à empresa portuguesa.
Esta sexta-feira, o ECO avançou também o ministério das Finanças, que tutela a Autoridade Tributária, invocou “sigilo fiscal” para não informar se está ou não a investigar o aumento de capital da Yupido. “O Ministério das Finanças não se pode pronunciar sobre a situação contributiva de pessoas individuais ou coletivas em concreto por uma questão de sigilo fiscal”, disse ao ECO fonte do gabinete.
A Yupido é uma empresa que ainda não tem operações nem empregados. No ano passado, realizou um aumento de capital de cerca de 240 milhões para 28,8 mil milhões de euros, tornando-se a empresa com o maior capital social em Portugal, o equivalente a duas vezes a Galp Energia em valor de mercado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministério Público está “a acompanhar a situação” da Yupido
{{ noCommentsLabel }}