Associação fica com 99,7% do Montepio. Sai hoje do PSI-20

A Associação Mutualista conseguiu comprar o capital suficiente para retirar o Montepio Geral de bolsa.

A Associação Mutualista concluiu com sucesso a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o Montepio Geral. A entidade liderada por Tomás Coreia conseguiu comprar 98,28% do fundo do banco, o suficiente para retirar o Montepio de bolsa e abrir a porta aos acionistas da economia social. Nesta oferta, a Associação Mutualista pagou um euro por cada título não detido. Com esta compra, e a participação direta que já detinha, a Associação fica com 99,7% do capital do banco.

O resultado alcançado permite à Associação Mutualista avançar agora com uma OPA potestativa, atendendo a que conseguiu mais de 90% do total de unidades de participação do Montepio Geral que se propunha comprar na OPA. Essa operação irá permitir adquirir o capital remanescente, cuja adesão é obrigatória por parte dos associados.

Nesta oferta de aquisição que arrancou a 14 de agosto e terminou na passada sexta-feira, a Associação Mutualista dispôs-se a pagar um euro por cada unidade de participação. O valor que a entidade oferecia por cada título iguala o preço a que estes foram vendidos numa primeira fase a investidores de retalho, quando o Montepio entrou para a bolsa em dezembro de 2013. Ou seja, pequenos investidores que compraram estas unidades aos balcões do Montepio.

O preço oferecido é cerca do dobro face ao valor a que os títulos negociavam quando a OPA foi lançada pela Associação Mutualista a 4 de julho. Logo no dia seguinte ao anúncio, a cotação das unidades de participação ajustou para perto do valor de um euro oferecido. Mas já depois disso foram realizadas transações acima dessa fasquia.

Montepio fora da bolsa na sexta-feira

No seguimento do sucesso da OPA, o Montepio Geral tem o seu percurso em bolsa perto do fim. A Euronext anunciou que irá desvincular o fundo das unidades de participação do Montepio Geral já nesta terça-feira, data em que verão suspensa a respetiva negociação.

O passo seguinte será a retirada de bolsa do Montepio Geral. Tal acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de setembro. Ou seja, o dia seguinte ao registo comercial da transformação em sociedade anónima. Esse registo irá permitir abrir a porta do banco aos acionistas a economia social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação fica com 99,7% do Montepio. Sai hoje do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião