Yupido só tem 35.000 euros em cash. O resto são plataformas

  • ECO
  • 12 Setembro 2017

Afinal, a Yupido só terá 35.000 euros de capital em dinheiro. Tudo o resto, que perfaz 28,8 mil milhões de euros, é resultado de duas plataformas: um software de gestão e uma plataforma de media.

Afinal, a Yupido só tem 35.000 euros em dinheiro — tudo o resto é software ou plataformas. Dos 28,8 mil milhões de euros de capital registados pela empresa, um valor que lhe dá o estatuto de empresa com o maior capital social em Portugal, nem mesmo os 243 milhões de euros iniciais eram dinheiro a sério. Segundo o Observador, resultou da avaliação de outro “ativo intangível”, um “software de gestão para empresas que funciona em multiplataforma”, de acordo com o relatório do revisor oficial de contas que avaliou esse ativo.

O único capital em cash da empresa, de acordo com o jornal, foram 35.000 euros: 10.000 euros avançados por Cláudia Alves (vice-chairman), outros 10.000 euros avançados por Torcato Jorge (chairman), e 15.000 euros avançados por Filipe Besugo (diretor criativo). Nesta primeira fase da Yupido, quando foi constituída a sociedade em 2015, só dois dos fundadores entraram ainda com o tal ativo intangível: 70,86% do software era detido por Cláudia Alves e 29,13% era propriedade de Torcato Jorge.

No início de 2016, segundo o relatório de contas do ano passado a que o ECO teve acesso, os 243 milhões de euros estavam inscritos na rubrica de depósitos à ordem. Há pelo menos quatro entidades a debruçarem-se sobre a Yupido: o Ministério Público, a CMVM, a Polícia Judiciária e Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Esta última estará a analisar os relatórios elaborados por António Alves da Silva, o ROC que assinou os dois relatórios que deram à Yupido uma avaliação multimilionária.

Como o ECO avançou em exclusivo, a Yupido viria a realizar, no início de 2016, um aumento de capital superior a 11.000%, que colocava a companhia com um capital social de 28,8 mil milhões de euros, duas vezes a Galp Energia e valor de mercado. Esse aumento resultou da incorporação de outro ativo intangível, uma “plataforma digital inovadora” de media, como apurou o ECO em documentos ligados à empresa. Essa plataforma, por sua vez, era detida em 69% por Cláudia Alves, 30% por Torcato Jorge e 1% por Filipe Besugo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yupido só tem 35.000 euros em cash. O resto são plataformas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião