Pirelli procura avaliação de 9 mil milhões de euros em IPO

  • ECO
  • 13 Setembro 2017

O fabricante de pneus está prestes a reentrar na bolsa de Milão. Caso o valor da oferta inicial se confirme, esta poderá ser a maior alguma vez realizada na Europa este ano.

A italiana Pirelli pretende voltar a negociar na bolsa de Milão a partir da primeira semana de outubro, com a venda de 40% do seu capital. Enquanto se espera que sejam divulgados detalhes sobre a sua oferta pública inicial (IPO) esta semana, fonte próxima da empresa citada pela Bloomberg avança para uma possível avaliação inicial de 9 mil milhões de euros.

Se a oferta se concretizar a este valor, a Pirelli colocar-se-á em linha com a avaliação da concorrente finlandesa Nokian Renkaat Oyj e a sua OPA poderá ser a maior na Europa este ano, refere a mesma fonte; ultrapassando assim a venda de 3 mil milhões de euros em ações da Allied Irish Banks Plc no passado mês de maio. O fabricante de pneus italiano tem vindo a receber ofertas dos investidores e encontra-se atualmente em conversações com fundos interessados em tornarem-se investidores âncora.

A Bloomberg recorda a aquisição da Pirelli pela empresa estatal chinesa China National Chemical, negócio que foi firmado em 2015 e que permitiu juntar a área de camiões industriais com a unidade de pneus da empresa chinesa, de forma a desenvolver pneus topo de gama e consequentemente alargar as margens de lucro. A compra por 7,4 mil milhões de euros ditou a retirada da Pirelli da Bolsa de Milão, após uma presença que se estendia por 90 anos. A companhia chinesa e os seus parceiros pretendem reduzir a sua participação de 65% para abaixo dos 50%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pirelli procura avaliação de 9 mil milhões de euros em IPO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião