Centros comerciais são um dos ativos imobiliários mais atrativos em Portugal

  • ECO
  • 14 Setembro 2017

Relatório divulgado pela Cushman & Wakefield revela que os centros comerciais são um dos ativos imobiliários mais atrativos em Portugal para os investidores institucionais.

Os centros comerciais são um forte ponto de interesse para os investidores institucionais, que consideram este mercado uma boa aposta nos investimentos. A informação consta de um relatório divulgado pela imobiliária Cushman & Wakefield.

De acordo com Portugal – Centros Comerciais de setembro de 2017, o mercado português encontra-se entre os países da Europa com maior densidade de centros comerciais, registando 280 metros quadrados de área bruta locável (ABL) por cada mil habitantes (um valor superior à média europeia que regista 239 metros quadrados).

Entre 2000 e 2010 foram inaugurados em Portugal 60 centros comerciais e, desde então, tem-se verificado um crescimento exponencial deste setor, nomeadamente no que toca à expansão e renovação dos mesmos. A maioria está localizada no litoral, onde consta o maior número de habitantes e níveis de compra mais elevados. Lisboa e Porto são donos da maior percentagem de oferta (51%) com 66 centros comerciais e 1,5 milhões de metros quadrados.

"2015 foi o ano com maior volume de operações, resultado do início da retoma económica no ano anterior que motivou o arrancar da expansão dos retalhistas antes estagnadas devido à crise. ”

Cushman & Wakefield

Entre 2015 e 2017, as aberturas logísticas foram lideradas pelo Grupo Sonae. Na área da moda a Adidas, Calzedonia & Intimissimi, Seaside, Tiffosi e Lefties foram as marcas que mais expandiram. No setor da cosmética o Boticário, Kiko e NYX lideraram a procura no setor. Burguer King e Padaria Portuguesa destacaram-se na restauração.

Desde 2003, esta indústria já captou mais de 3,5 mil milhões de euros, o equivalente a 30% do total de investimento imobiliário comercial direto em Portugal nesse período, e 64% do investimento foi feito por operadores internacionais.

O investimento indireto no setor (através da compra de unidades de participação em fundos especificamente dedicados à detenção e gestão de centros comerciais) ronda os 1,5 mil milhões, segundo uma estimativa da imobiliária.

"Os centros comerciais são um dos ativos imobiliários mais atrativos em Portugal para os investidores institucionais. ”

Cushman & Wakefield

Em média, o volume de investimento injetado anualmente no setor dos centros comerciais fica à volta dos 230 milhões de euros, sendo que 70% corresponde a capital estrangeiro.

Os fundos de investimento imobiliário são o investimento preferencial em centros comerciais, vindos maioritariamente dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Reino Unido. Cerca de 900 milhões de euros vieram dos americanos da Blackstone, da alemã RREEF e dos britânicos Rockspring, desde 2003.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centros comerciais são um dos ativos imobiliários mais atrativos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião