Atividade económica estabiliza em julho e clima económico cai em agosto

  • Lusa
  • 19 Setembro 2017

O consumo privado acelerou em julho, refletindo um contributo mais positivo da componente do consumo duradouro.

O indicador de atividade económica em Portugal estabilizou em julho, enquanto o indicador de clima económico, disponível até agosto, diminuiu. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o indicador quantitativo do consumo privado acelerou em julho, refletindo um contributo positivo mais expressivo da componente de consumo duradouro.

Já o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) desacelerou em julho devido ao comportamento das componentes de material de transporte e máquinas e equipamentos. “Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 9,0% e 13,4% em julho, respetivamente (7,7% e 12,8% em junho)”, lembra o INE.

Em julho, “a atividade económica na perspetiva da produção revelou um crescimento mais intenso, tendo os índices de volume de negócios da indústria e dos serviços, bem como os índices de produção da indústria e da construção acelerado em termos homólogos”, referem.

Segundo as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, manteve-se inalterada em julho face ao valor definitivo verificado no mês anterior com uma taxa de 9,1%, o que compara com 9,5% e 10,9% há três meses e há um ano atrás, respetivamente.

A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 2,7%, uma ligeira desaceleração face a junho (variação de 3,0%) e um aumento em cadeia de 0,3% (aumento de 0,2% em junho).

A variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 1,1% em agosto (0,9% em julho), observando-se taxas de variação de 0,3% na componente de bens (nula no mês anterior) e de 2,4% na de serviços (2,2% em julho).

Por sua vez, em agosto, os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico aumentaram na Área Euro (AE). No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de -0,5% e 4,0% (2,8% e 2,0% em julho, respetivamente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica estabiliza em julho e clima económico cai em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião