Beneficia da ADSE? Saiba como eleger hoje quem o representa

  • Marta Santos Silva
  • 19 Setembro 2017

Pode votar eletronicamente com o seu número de identificação. Uma das listas, apoiada pelo sindicato Frente Comum, já protestou contra a forma como o processo está a decorrer.

As eleições para os representantes dos beneficiários no Conselho Geral e de Supervisão da ADSE estão a decorrer esta terça-feira até às 17h00, ou 16h00 nos Açores. Todos os 830.000 beneficiários da ADSE têm direito a votar numa das sete listas que concorre para os representar no Conselho de Direção.

Os beneficiários podem votar presencialmente nas juntas médicas da ADSE ou podem fazê-lo de forma eletrónica neste site. A ADSE explica: “Para votar de forma eletrónica, autentique-se neste link, colocando no campo “ID do Votante” o seu número de beneficiário da ADSE, sem zeros à esquerda e sem siglas, e no campo “Senha” coloque a senha secreta que lhe foi enviada pela ADSE, I.P., por carta ou por email”. O instituto divulgou um vídeo, abaixo, que explica como votar digitalmente ainda hoje.

Há sete listas candidatas, cujos manifestos pode ficar a conhecer no portal da ADSE, assim como a sua composição, pesquisando os membros de cada lista e os seus manifestos eleitorais que explicam quais as prioridades que pretendem.

Sindicato e Lista G protestam contra processo

Já existem queixas acerca da forma como o processo está a decorrer. Para Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, o processo de votação está a perverter “grosseiramente os princípios democráticos”. Argumentam que a data e o procedimento da eleição não foi “profusamente” divulgada, “de modo a que todos os potenciais eleitores pudessem [conhecê-la] com a devida antecedência”.

O sindicato denuncia ainda que há poucos locais de votação em pessoa, o que leva a “longas filas, originárias de esperas para votação calculadas em mais de duas horas”. E na votação digital também existem falhas, dizem os sindicalistas: “Protestamos e lamentamos, com a maior veemência, que um vultoso número de beneficiários, com direito a voto, não tenham recebido a senha que solicitaram tempestivamente para votarem pela internet e que, tendo inclusive solicitado uma 2.ª via, esta lhe tenha sido recusada”.

O ECO enviou questões à ADSE para procurar esclarecer estas queixas, mas ainda não obteve resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Beneficia da ADSE? Saiba como eleger hoje quem o representa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião