S&P corta rating da China pela primeira vez em 18 anos

  • ECO
  • 21 Setembro 2017

A S&P reduziu o rating da dívida da China de AA- para A+, como consequência do aumento do endividamento do país. Um corte que já não acontecia desde 1999. A perspetiva é estável.

A Standard & Poor’s cortou o rating da China pela primeira vez em 18 anos. A agência de notação diz que este corte se deve ao aumento do endividamento do país, que intensifica os riscos de instabilidade económica e financeira.

Pela primeira vez desde 1999, a S&P fez um corte na nota da dívida chinesa, que passou de AA- para A+ (quinto nível da escala), segundo o comunicado da agência, citado pela Bloomberg. A agência de notação financeira justifica essa decisão pelo facto de terem aumentado os riscos financeiros e económicos. Riscos que surgiram com o aumento do endividamento. A S&P melhorou o outlook, passando de negativo para estável, o que significa que não se devem esperar mais cortes no futuro.

Um período prolongado de forte aumento do crédito intensificou os riscos financeiros e económicos na China“, explicou a S&P para justificar a sua decisão. “Embora esse crescimento do crédito tenha contribuído para um forte crescimento do PIB real e para o aumento dos preços de ativos, acreditamos que também diminuiu a estabilidade financeira em certa medida”, acrescentou.

De acordo com Xia Le, economista do BBVA, em Hong Kong, este corte terá “um impacto relativamente grande nas empresas chinesas, uma vez que as classificações corporativas não podem ser superiores à classificação soberana”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P corta rating da China pela primeira vez em 18 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião