Portugal regressa aos mercados na próxima semana

IGCP realiza dois leilões de bilhetes do Tesouro na próxima quarta-feira, assumindo objetivo de levantar até 1.250 milhões de euros nos mercados.

São duas linhas de bilhetes do Tesouro que vão a leilão, a três meses e a 12 meses, na próxima quarta-feira, indicou esta sexta-feira a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, que assume como montante indicativo um valor entre os mil milhões de euros e os 1.250 milhões de euros.

Este regresso aos mercados já estava previsto desde o início do mês, quando a agência liderada por Cristina Casalinho anunciou, no seu programa de financiamento até final do ano, que pretende captar até 4.750 milhões de euros junto dos investidores nos próximos três meses.

O leilão realiza-se dois dias antes de a DBRS anunciar a sua decisão em relação ao rating de Portugal. A agência canadiana tem agendada uma ação de rating sobre Portugal para a próxima sexta-feira, e é a única que mantém Portugal no cesto de compras do Banco Central Europeu, no âmbito do seu programa de compra de dívida pública.

No mercado secundário, os juros da dívida portuguesa seguiam a aliviar em todos os prazos. Nos bilhetes a 12 meses, a yield implícita nos bilhetes negociava nos 0,016%. A taxa de referência a 10 anos seguia nos 3,299%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regressa aos mercados na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião