Lisboa retoma ganhos à boleia do BCP

As bolsas europeias voltaram aos ganhos. Lisboa seguiu a tendência, depois de ter interrompido uma série de oito sessões consecutivas de valorização. Subida do BCP fez brilhar o PSI-20.

A bolsa de Lisboa retomou os ganhos depois de, na sessão passada, ter interrompido um ciclo de ganhos que se registava há oito sessões consecutivas. A tendência foi positiva na generalidade das bolsas na Europa, contrariando o sentimento do outro lado do Atlântico.

Enquanto o Stoxx 600 avançou 0,28% para 383,06 pontos, o PSI-20 valorizou 0,22% em Lisboa, cifrando-se nos 5.305,98 pontos. A dar gás ao índice nacional esteve, sobretudo, o BCP, que registou esta sexta-feira uma escalada de 1,32% para 23,1 cêntimos por ação.

Com menos peso na bolsa, igualmente notória foi a subida das ações da Pharol, beneficiadas pela notícia de que a China Mobile estará em conversações preliminares para uma eventual aquisição da operadora brasileira Oi, da qual a cotada portuguesa é a maior acionista. A Pharol avançou 5,81% para 34,6 cêntimos, com uma liquidez muito acima da média.

Sob pressão estiveram os setores do retalho e da energia. A Jerónimo Martins e a Sonae derraparam cerca de 0,50%, enquanto a EDP e a EDP Renováveis caíram 0,86 e 0,01%, respetivamente. Só escapou a Galp Energia, que valorizou 0,59% para 14,53 euros, num dia em que, apesar de tudo, os preços do petróleo caíam 0,12% em Londres, para 56,22 dólares o barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa retoma ganhos à boleia do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião