Haitong já entregou lista de administradores ao Banco de Portugal
Ex-BESI quer que Ling Yong assuma a presidência não executiva. Para presidente executivo, a instituição financeira chinesa escolheu Hu Min, especialista em mercados financeiros.
O Haitong Bank, o antigo BESI, já entregou a lista completa dos administradores ao Banco de Portugal. Uma lista que conta com nomes como Maria João Ricou ou Lin Yong. Fica agora a faltar a aprovação do regulador bancário, que vai avaliar a adequação e a idoneidade dos nomes propostos pelo banco.
Segundo o Jornal Económico (acesso pago), nesta lista está incluído o nome de Ling Yong, que deve assumir a presidência não executiva do Haitong. Para presidente executivo, a instituição financeira chinesa escolheu Hu Min, especialista em mercados financeiros.
Maria João Ricou assumiu a presidência da mesa da assembleia-geral do Haitong Bank. A diretora-geral do escritório de advogados Cuatrecasas vem agora ocupar esse lugar deixado vazio por Daniel Proença de Carvalho. Já Sara de Almeida Azevedo Begonha vai assumir o cargo de secretária da mesa da assembleia-geral, substituindo José Miguel Alecrim Duarte.
Entre os administradores atuais, alguns devem manter-se no cargo, diz o jornal. Neste momento, o conselho tem em funções cinco administradores que já terminaram os mandatos no ano passado: Hiroki Miyazato (presidente), Mo Yiu Poon (CFO), Alan Fernandes, Christian Minzolini e Paulo Martins.
O Haitong tem estado a renovar a equipa. O banco tentou contratar Pedro Rebelo de Sousa para integrar o conselho de administração, mas não foi bem-sucedido. O advogado e sócio da SRS Advogados terá sido indicado para presidente da mesa da Assembleia Geral do Millennium bcp e esta proposta estará diretamente relacionada com a decisão de não integrar a administração.
No primeiro semestre do ano, o Haitong Bank agravou os prejuízos para 79,8 milhões de euros (face aos prejuízos de 20 milhões do período homólogo), depois de ter registado uma quebra de 45% no produto bancário dos 66 milhões de euros para os 36 milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Haitong já entregou lista de administradores ao Banco de Portugal
{{ noCommentsLabel }}