Marcelo Rebelo de Sousa ao lado do Governo na questão da Catalunha

O presidente da República emitiu um comunicado onde, sobre a questão do referendo na Catalunha, diz estar ao lado da posição do Governo português.

O Presidente da República colocou-se ao lado do Governo português no que respeita à posição sobre o referendo à independência da Catalunha deste domingo.

Através de um comunicado publicado no site da Presidência da República, é dito que “o Presidente da República tem sobre a questão da Catalunha a mesma posição do Governo”. No texto é citado o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) enviado neste sábado às redações. “Portugal e Espanha encontram-se unidos por laços profundos, assentes na História, na amizade entre os povos, na economia, na diplomacia e na pertença comum à União Europeia”, diz o MNE, salientando neste âmbito que “uma das bases desse relacionamento é o respeito integral pela soberania nacional“.

O mesmo comunicado do governo diz que “a questão catalã é do foro interno de Espanha, e que entende que seja considerada no quadro do respeito pela Constituição e pelas leis espanholas“.

A mesma nota acrescenta ainda que “nesse quadro, o Governo confia em que as diferentes instituições e os agentes políticos relevantes saberão interagir dentro dos canais próprios do Estado de Direito democrático.”

O referendo à independência da Catalunha de Espanha está previsto decorrer neste domingo apesar de o Tribunal Constitucional espanhol ter proibido a sua realização após um recurso por parte do Governo liderado por Mariano Rajoy.

Apesar da proibição, o governo regional decidiu manter a votação. Na véspera da realização do referendo são muitos os que se organizaram e acamparam junto aos locais de voto, para garantir a realização do referendo. Do outro lado da barricada estão diversas manifestações contra o referendo que se realizam em diversas cidades de Espanha. Ao mesmo tempo, as autoridades espanholas fazem todos os esforços no sentido de impedir o voto. Os Mossos d’Esquadra têm ordem para fechar os centros às 6h00 de domingo, evitando o recurso à violência. Entretanto as autoridades espanholas já conseguiram selar mais de metade dos cerca de 2.300 locais de votos previstos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo Rebelo de Sousa ao lado do Governo na questão da Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião