Monarch deixa dívida de 36 milhões aos hoteleiros do Algarve

  • ECO
  • 4 Outubro 2017

Nos meses de agosto e setembro o operador turístico do grupo Monarch trouxe 80 mil turistas ao Algarve. Com a falência do grupo faturas ficaram por pagar.

A falência da Monarch Airlines está a provocar problemas ao turismo em Portugal. Às viagens canceladas junta-se agora um rasto de dívidas junto dos hoteleiros algarvios que podem chegar aos 36 milhões de euros, escreve o Diário de Notícias/Dinheiro Vivo.

Em causa estão cerca de 80 mil turistas que nos meses de agosto e setembro visitaram o Algarve, tendo as reservas sido processadas através de pacotes pelas empresas da Monarch Holidays, Avro e Somewhere2stay — todas pertencentes ao grupo falido — e pagas pelos clientes diretamente a estas empresas.

Com a falência do grupo Monarch, estas faturas passam a fazer parte da massa falida do grupo.

A expectativa de resolução destas dívidas é zero“, adianta Elidérico Viegas, presidente da AHETA, que acrescenta: “A falência tem um impacto enorme nos nossos hotéis, especialmente pelo fim dos operadores turísticos do grupo que trouxeram turistas mas não chegaram a saldar os pagamentos”.

Ainda segundo o Diário de Notícias, o montante de 36 milhões de euros representam cerca de 5% da faturação registada no Algarve nestes dois meses. Um valor que o presidente da AHETA adianta que poderá mesmo aumentar se as estadas já marcadas começarem a cair. “A nossa expectativa é que possa haver outros dez milhões de prejuízo com os cancelamentos”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Monarch deixa dívida de 36 milhões aos hoteleiros do Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião