Exportações aceleram. Batem importações pela primeira vez no ano

  • ECO
  • 10 Outubro 2017

Tanto as exportações como as importações de bens aumentaram em agosto. O crescimento das exportações foi, no entanto, superior ao das importações pela primeira vez em 2017.

As exportações de bens cresceram a um ritmo mais acelerado do que as importações em agosto. Foi a primeira vez este ano que as exportações aumentaram mais do que as importações, sendo esta evolução explicada pelo crescimento das vendas para o exterior tanto de material de transporte como de combustíveis e lubrificantes, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Em agosto de 2017, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de, respetivamente, 14,3% e 12,8% (4,6% e 13% em julho de 2017, pela mesma ordem)”, nota o INE. Foi a primeira vez este ano que se registou um aumento das exportações com um ritmo superior ao das importações.

“Os maiores contributos para a aceleração das exportações provieram das categorias económicas de material de transporte e de combustíveis e lubrificantes” que cresceram 39,1% e 38%, respetivamente, diz o INE. “Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 12,4% e as importações cresceram 14,7%”, salienta. Nas importações, o maior aumento correspondeu ao material de transporte: 30,6%.

Défice continua a aumentar

Apesar desta evolução, o défice da balança comercial foi superior ao registado em julho: passou de 1.065 para 1.316 milhões de euros. O valor apurado em agosto “representa um acréscimo de 105 milhões de euros face ao mês homólogo de 2016”, destaca o INE.

Défice da balança comercial a crescer

Fonte: INE | Valores em milhões de euros

“Excluindo os combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 1.054 milhões de euros, correspondente a um aumento de 201 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2016”, nota.

Alemanha, o destino que mais cresce

Em agosto de 2017, tendo em conta os principais países de destino em 2016, “as exportações para Alemanha e Espanha apresentaram os maiores aumentos face ao mês homólogo de 2016 (correspondente a 21,1% e 8,3%, respetivamente)”.

Nas importações, no âmbito dos maiores países fornecedores em 2016, em agosto de 2017 destacaram-se “os crescimentos das importações provenientes da Alemanha e Espanha (correspondente a 26,3% e 8%)“, acrescenta o INE. “Neste mês apenas as importações do Brasil diminuíram (correspondente a uma quebra de 60,8%)”, remata.

(Notícia atualizada às 11h23 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações aceleram. Batem importações pela primeira vez no ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião