Pharol deu luz à bolsa. PSI-20 sobe com BCP e EDP

As ações da Pharol dispararam mais de 7%, mas foram os ganhos do BCP e da EDP que ditaram o rumo da praça bolsista lisboeta. O PSI-20 avançou 0,5%.

A praça bolsista lisboeta encerrou a sessão em alta, reaproximando-se de máximos do início de novembro de 2015. O PSI-20 valorizou em torno de 0,5%, com a Pharol a ser estrela do índice que mais brilhou. Mas os méritos do avanço da bolsa nacional vão quase todos para o BCP e a EDP.

O PSI-20 terminou a sessão a valorizar 0,56%, para os 5.439,32 pontos, com dez das suas atuais 18 cotadas em alta e as restantes oito em queda. A Pharol foi ao guia dos ganhos na praça bolsista nacional, com as suas ações a dispararem 7,18%, para os 41,8 cêntimos, perante sinais positivos sobre a sua participada Oi. Esta terça-feira foi noticiado que a administração da telecom brasileira terá aprovado um novo plano de recuperação judicial que vai ser submetido à aprovação dos credores ainda este mês.

Contudo, os ganhos do índice bolsista nacional deveram-se, sobretudo, ao avanço dos títulos do BCP e da EDP. As ações do banco liderado por Nuno Amado valorizaram 2,07%, para os 24,65 cêntimos, quase conseguindo anular o tombo de 2,5% registado na sessão anterior, dia em que o setor financeiro foi condicionado pela expectativa relativamente à declaração de independência da Catalunha de Espanha.

A EDP também ajudou a puxar pelo desempenho do PSI-20, com as suas ações a somarem 1,74%, para os 3,09 euros, a corrigir pela segunda sessão consecutiva após uma longa série de sessões no vermelho. Os restantes títulos do setor energético também registaram ganhos. As ações da EDP Renováveis valorizaram 0,23%, para os 7,126 euros, enquanto as da Galp energia somaram 0,53%, para os 15,10 euros, em contraciclo com as cotações do petróleo que recuavam nos mercados internacionais.

Nota positiva também para a Mota-Engil e para os CTT. As ações da construtora valorizaram 2,6%, para os 3,32 euros, enquanto as dos Correios avançaram 0,26%, para os 5,01 euros.

Em contraciclo, destaque para a Jerónimo Martins que foi a cotada do PSI-20 que mais desvalorizou: 1,21%, para os 16,32 euros. Em queda, também terminaram as cotadas do universo Sonae. As ações da Holding Sonae perderem 0,1%, para os 1,025 euros, enquanto as da Sonae Capital recuaram 0,82%, para os 85 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pharol deu luz à bolsa. PSI-20 sobe com BCP e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião