CaixaBank revê plano estratégico e ajusta previsão de lucros

O ambiente de juros historicamente baixos leva o banco catalão a avançar para uma revisão das suas metas de crescimento.

O CaixaBank está a atualizar as suas metas previstas no plano estratégico para o período 2015-2018 em resultado do nível historicamente reduzido das taxas de juro. A notícia avançada pelo El Confidencial, citando fontes do setor financeiro, foi confirmada pela instituição liderada por Gonzalo Gortázar.

O grupo bancário espanhol que se prepara para controlar o BPI, está a analisar as suas metas estratégicas até 2018, de onde deverá resultar uma revisão em baixa tanto dos seus lucros como das suas receitas.

Fontes do setor financeiro defendem que atingir uma meta de um ROTE, ou retorno sobre ativos tangíveis, na ordem dos 12-14%, já não será possível de alcançar, o mesmo acontecendo com a meta de 10%-12% para o rácio de return on equity (ROE), devido ao ambiente de juros historicamente reduzidos na Zona Euro e à queda das receitas resultante das acentuada quebra das margens.

O banco irá lutar por reduzir custos, em especial na rede de balcões, e rever as suas receitas. O CaixaBank detém a maior rede de Espanha, com mais de cinco mil balcões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank revê plano estratégico e ajusta previsão de lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião