Zona Euro: Inflação sobe, mas longe dos 2%

Mário Draghi está impaciente para ver uma inflação perto de 2%, sem a superar. Este é o limiar que os economistas assumem como o ideal para uma economia em crescimento.

A inflação da Zona Euro está a crescer. Em setembro a inflação situou-se nos 0,4%, em comparação com os 0,2% de agosto. Subiu para máximos de 2014, mas está ainda longe de chegar à meta definida pelo Banco Central Europeu.

O mesmo verificou-se na União Europeia com a inflação a ficar também nos 0,4%, divulgou esta segunda-feira o Eurostat. Estes dados não incluem o Reino Unido, explica o Eurostat, uma vez que não estavam disponíveis até à data de publicação.

Tanto a Zona Euro como a UE registaram percentagens negativas desde o final de 2014. Desde essa altura que a inflação tem ido de terreno positivo para negativo e vice-versa, mas desde junho, quando foi de 0,1%, a inflação tem subido até as atuais 0,4%.

Evolução da inflação da UE e Zona Euro

Fonte: Eurostat (Valores anuais, em percentagem)
Fonte: Eurostat (Valores anuais, em percentagem)

A influenciar negativamente estão os preços da energia que estão a descer (-3% em setembro). Por outro lado, os serviços estão a subir 1,1%. O tabaco é o preço que mais subiu, dos dado divulgados pelo Eurostat, com 2,3% em setembro, seguido pelos restaurantes e cafés.

Esta percentagem traduz a mudança do Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) entre o mês, neste caso setembro, e o mês anterior, setembro de 2015.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro: Inflação sobe, mas longe dos 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião