DBRS coloca dívida do Novo Banco em “revisão com perspetiva positiva”

Agência canadiana diz que vai avaliar aquisição do Novo Banco pelo fundo norte-americano Lone Star antes de voltar a atualizar a notação da dívida do banco português.

A DBRS colocou os ratings de dívida e de depósitos do Novo Banco “em revisão com perspetiva positiva”, anunciou esta terça-feira a agência em comunicado.

“Durante este período [de revisão], a DBRS vai avaliar a concretização da aquisição do Novo Banco pelo Lone Star e as suas potenciais implicações para o banco, a rentabilidade, o financiamento e capital”, diz a agência de notação canadiana.

“Um fator chave desta revisão será o impacto na qualidade dos ativos do banco como resultado do mecanismo de capital contingente fornecido pelo Fundo de Resolução para uma carteira de ativos de até 3,9 mil milhões de euros”, argumenta ainda.

Adianta ainda que com a atribuição de um novo Long-Term Issuer Rating de CCC (alto) e de um novo Long-Term Senior Debt de CCC (alto), “todos os rating de dívida sénior do banco estão agora ao mesmo nível que estavam antes do anúncio do exercício de liability management exercise (LME), refletindo o impacto limitado do LME no Novo Banco e a venda esperada ao Lone Star”.

A venda do Novo Banco será assinada esta quarta-feira de manhã no Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS coloca dívida do Novo Banco em “revisão com perspetiva positiva”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião