Tribunal de Contas Europeu faz auditoria aos direitos dos passageiros
O relatório de auditoria será publicado no final do próximo ano. O objetivo é perceber se os regulamentos comunitários garantem uma proteção eficaz dos direitos dos passageiros.
O Tribunal de Contas Europeu vai realizar uma auditoria sobre os direitos dos passageiros na União Europeia, revelou a instituição num comunicado enviado às redações esta terça-feira. O objetivo é perceber se os regulamentos comunitários garantem uma proteção eficaz dos desses direitos e se a aplicação dos mesmos tem sido a melhor.
“Os auditores vão examinar se o âmbito e o alcance dos regulamentos da UE garantiram uma proteção eficaz dos direitos dos passageiros, se a aplicação desses direitos tem sido eficaz e de que forma a Comissão Europeia tem acompanhado a sua aplicação e reagido aos problemas”, revela o mesmo comunicado, que revela que o relatório de auditoria será publicado no final do próximo ano.
A União Europeia é a única região do mundo que dispõe de um conjunto de regras que visa garantir um nível mínimo de proteção aos passageiros nos principais meios de transporte (aéreo, ferroviário, marítimo/fluvial e autocarros e camionetas).
“A legislação da UE confere certos direitos aos passageiros”, diz George Pufan, o membro do Tribunal de Contas Europeu responsável pela auditoria, citado pelo mesmo comunicado. “No entanto, alguns problemas tornaram‑se conhecidos desde a adoção da atual legislação: incoerências, zonas cinzentas e lacunas na legislação, conhecimento insuficiente dos seus direitos por parte dos passageiros e discrepâncias ao nível da interpretação e aplicação”, acrescenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tribunal de Contas Europeu faz auditoria aos direitos dos passageiros
{{ noCommentsLabel }}