Tribunal de Contas Europeu faz auditoria aos direitos dos passageiros

  • ECO
  • 24 Outubro 2017

O relatório de auditoria será publicado no final do próximo ano. O objetivo é perceber se os regulamentos comunitários garantem uma proteção eficaz dos direitos dos passageiros.

O Tribunal de Contas Europeu vai realizar uma auditoria sobre os direitos dos passageiros na União Europeia, revelou a instituição num comunicado enviado às redações esta terça-feira. O objetivo é perceber se os regulamentos comunitários garantem uma proteção eficaz dos desses direitos e se a aplicação dos mesmos tem sido a melhor.

“Os auditores vão examinar se o âmbito e o alcance dos regulamentos da UE garantiram uma proteção eficaz dos direitos dos passageiros, se a aplicação desses direitos tem sido eficaz e de que forma a Comissão Europeia tem acompanhado a sua aplicação e reagido aos problemas”, revela o mesmo comunicado, que revela que o relatório de auditoria será publicado no final do próximo ano.

A União Europeia é a única região do mundo que dispõe de um conjunto de regras que visa garantir um nível mínimo de proteção aos passageiros nos principais meios de transporte (aéreo, ferroviário, marítimo/fluvial e autocarros e camionetas).

“A legislação da UE confere certos direitos aos passageiros”, diz George Pufan, o membro do Tribunal de Contas Europeu responsável pela auditoria, citado pelo mesmo comunicado. “No entanto, alguns problemas tornaram‑se conhecidos desde a adoção da atual legislação: incoerências, zonas cinzentas e lacunas na legislação, conhecimento insuficiente dos seus direitos por parte dos passageiros e discrepâncias ao nível da interpretação e aplicação”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal de Contas Europeu faz auditoria aos direitos dos passageiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião