Pesca da sardinha interditada nas zonas centro e norte de Portugal, diz ministra do Mar
De forma a garantir a reprodução da espécie, o Ministério do Mar limitou a pesca da sardinha no norte e no centro. A ministra garante que tem estabelecido conversações com as comunidades piscatórias.
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta quarta-feira à Lusa, que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região centro e norte, por serem “áreas importantes para a reprodução da espécie”.
“Existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na região centro, também existe alguma coisa no Norte. Mas é norte e região Centro [as áreas para onde se equacionam a proibição de pesca da sardinha]”, disse a governante, sublinhando estarem as zonas a serem delimitadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelos pescadores.
À margem da conferência o Valor dos Oceanos, a decorrer em Lisboa, a ministra precisou estarem a ser “mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias para juntamente com o IPMA, já com informação científica, para se poder delimitar áreas em que não haverá pesca de todo, porque são áreas importante para a reprodução da espécie”.
Na reação a este anúncio, a Associação das Organizações de Produtores da Pesca (ANOP) do Cerco desafiou o Governo a concertar-se primeiro com Espanha numa estratégia conjunta para a sardinha, em vez de proibir a pesca nas zonas Norte e Centro do País.
“Não faz sentido estar à partida a aprovar medidas excecionais em Portugal sem haver uma coordenação com Espanha. Não queremos que sejam apenas os pescadores portugueses a sofrer as consequências ou ter maiores restrições do que os espanhóis”, afirmou à Lusa Humberto Jorge, presidente da Organização de Produtores do Centro e da ANOP Cerco, que representa as embarcações nacionais que capturam sardinha.
O dirigente remeteu uma posição oficial de todas as organizações de pesca do país para depois de uma reunião que vão ter na quinta-feira.
Notícia atualizada às 12h33 com reação da Associação das Organizações de Produtores da Pesca (ANOP) do Cerco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pesca da sardinha interditada nas zonas centro e norte de Portugal, diz ministra do Mar
{{ noCommentsLabel }}