Santander recupera mais de dez mil milhões em depósitos no Popular

O Santander teve lucros de 1.976 milhões de euros no terceiro trimestre, excluídos os encargos extraordinários, ou seja, a compra do Popular. Nos primeiros nove meses, o lucro foi de 5,07 mil milhões.

A compra do Popular só dá alegrias ao Santander. A presidente do banco espanhol, que obteve um lucro de 1.976 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, excluídos os encargos extraordinários, uma subida de 17% em termos homólogos, garante que está “muito contente com os avanços conseguidos” desde que compraram o banco em junho.

“Aumentámos o capital necessário, alcançámos um acordo de venda dos ativos imobiliários e recuperámos mais de dez mil milhões em depósitos de clientes”, revelou Ana Botín, no comunicado enviado esta manhã de quinta-feira ao mercado com os resultados trimestrais do grupo.

Estamos muito contentes com os avanços conseguidos desde que comprámos o Banco Popular em junho. Aumentámos o capital necessário, alcançámos um acordo de venda dos ativos imobiliários e recuperámos mais de dez mil milhões de depósitos de clientes.

Ana Botín

Presidente do Banco Santander

Resultados esses que, quando têm em conta a compra do Popular, classificado como um encargo extraordinário, demonstram uma quebra nos lucros para 1.461 milhões de euros, ou seja, menos 14% face ao mesmo trimestre do ano passado. O relatório revela ainda que nos primeiros nove meses do ano houve um corte de 484 milhões de euros nos custos do Popular (no total do grupo foi de 16,95 mil milhões de euros), que ainda assim continua a dar prejuízo — 122 milhões de euros. Nos primeiros nove meses do ano, o Grupo Santander registou lucros de 5,07 mil milhões de euros.

A diversificação de mercado continua a ser um dos pontos fortes do grupo que comprou o Popular, sendo que houve um aumento dos lucros ordinários em nove dos dez principais mercados. “Entre janeiro e setembro, a Europa contribuiu com 52% dos lucros e a América com 48%”, revela o relatório e contas.

“O Santander voltou a apresentar resultados sólidos no trimestre, com tendências positivas e rendimentos de melhor qualidade em todos os mercados em que operamos”, disse Ana Botín, no mesmo comunicado. “O negócio na América Latina continua a crescer com força”, detalha, “com um aumento do número de clientes e de crédito à medida que aumenta a qualidade dos ativos”. Quanto à Europa, a presidente do banco garante que a atividade “correu bastante bem apesar dos desafios do mercado”.

O negócio na América Latina continua a crescer com força”, detalha, “com um aumento do número de clientes e de crédito à medida que aumenta a qualidade dos ativos. Na Europa, a atividade correu bastante bem apesar dos desafios do mercado.

Ana Botín

Presidente do Banco Santander

Os resultados do banco espanhol foram bem recebidos nos mercados, com os títulos a negociarem em terreno positivo. Seguem a valorizar 0,96% para 5,68 euros, tendo já avançado 1,28% nesta sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander recupera mais de dez mil milhões em depósitos no Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião