Mais vendas e menos custos aumentam lucros da Navigator
A Navigator expandiu os seus lucros em mais de 8% com a ajuda do programa de redução de custos e o aumento generalizado das vendas.
Os primeiros nove meses do ano foram de expansão de lucros para a Navigator. A empresa liderada por Diogo Rodrigues de Silveira registou lucros de 145,8 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 8,6% face ao mesmo período do ano passado. A impulsionar os resultados estiveram o programa de redução de custos, que terá “um impacto positivo de 18 milhões” e o aumento generalizado das vendas.
Nos primeiros três trimestres de 2016, a empresa tinha registado lucros de 134,3 milhões de euros e vendas de 1,52 mil milhões de euros. No período homólogo de 2017, os lucros avançaram para os 145,8 milhões e as vendas para os 1,25 mil milhões de euros. “O negócio de papel registou uma melhoria progressiva das condições de mercado ao longo do ano, com um fortalecimento de encomendas na Europa e em mercados overseas“, pode ler-se no comunicado à CMVM.
No que diz respeito às vendas, o setor da pasta de papel foi o que mais avançou, registando um crescimento de 32% devido ao aumento de volume e do preço. Segue-se as vendas de energia elétrica, que aumentaram 16%, e as vendas de papel tissue a crescerem 11% em volume e valor.
A otimização de custos foi o segundo campo que impulsionou os resultados da papeleira, sendo que já conseguiu atingir um impacto de acumulado de cerca de 18 milhões através da redução de custos e do aumento de produtividade. A empresa conseguiu também diminuir os custos com financiamento, através “da reestruturação da dívida finalizada em 2016, bem como a emissão de papel comercial a taxas muito favoráveis.”
A empresa conta com dois investimentos em curso, um em Cacia, através da construção de uma nova fábrica de tissue, e outro na Figueira da Foz, com “a melhoria de eficiência produtiva de pasta e performance ambiental” da mesma. Nos primeiros nove meses do ano, o montante de investimento ascendeu aos 75,7 milhões de euros.
Os resultados da papeleira foram bem recebidos na bolsa portuguesa, com as ações da papeleira a avançarem 0,65% para 4,31 euros, tendo já chegado a valorizar 1,45%.
Incêndios com impacto negativo de mais de 2 milhões
Ainda que os resultados gerais tenham sido positivos, a empresa destaca a queda forte do preço médio de devido à evolução da taxa de câmbio. “Na Europa o principal impacto foi a desvalorização da libra, o que, conjugado com um aumento das vendas em mercados fora da Europa maioritariamente denominados em USD, e a evolução da taxa de câmbio ocorrida nos últimos meses, refletiu-se negativamente no preço médio global de venda do
Grupo”, afirma a Navigator
Os incêndios florestais também trouxeram más notícias à Navigator, que viu mais de dois mil hectares de floresta de eucalipto própria a serem destruídos até ao mês de setembro. O impacto negativo acumulado dos ativos biológicos foi de 2,2 milhões de euros. Com os incêndios de 15 de outubro, a empresa estima que a área ardida própria ascenda aos 6,1 mil hectares, não se antecipando no entanto “riscos no fornecimento de madeira às unidades fabris do Grupo”.
(Notícia atualizada às 9h00 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais vendas e menos custos aumentam lucros da Navigator
{{ noCommentsLabel }}