Portugal justifica quebra dos resultados do Bankinter. Lucros descem 6%
O banco justificou a queda dos lucros com o facto de ter "contabilizado resultados extraordinários pela operação de compra da rede de retalho do Barclays em Portugal".
O grupo espanhol Bankinter teve lucros de 376 milhões de euros entre janeiro e setembro, menos 6% do que nos primeiros nove meses do ano passado, divulgou esta quinta-feira o banco.
Em informação enviada ao regulador dos mercados financeiros espanhol, a entidade justificou a queda dos lucros com o facto de, no segundo trimestre de 2016, ter “contabilizado resultados extraordinários pela operação de compra da rede de retalho do Barclays em Portugal”, pelo que a comparação leva à queda de lucros.
Para efeitos comparativos, o Bankinter faz as contas aos seus resultados excluindo a filial portuguesa, dizendo que em Espanha os lucros líquidos teriam crescido 14,8% para 358 milhões de euros. Os lucros antes de impostos do espanhol Bankinter entre janeiro e setembro foram de 517,6 milhões de euros.
Sobre o Bankinter Portugal, os resultados hoje divulgados indicam que esta filial teve resultados antes de impostos de 24,8 milhões de euros. Como os custos de integração do negócio do Barclays ascenderam a 13,1 milhões de euros e os impostos pagos foram de 41,6 milhões de euros, o resultado líquido deste período foi de 96,3 milhões de euros.
Em setembro de 2015, o Bankinter anunciou a compra do negócio bancário do Barclays em Portugal por 100 milhões de euros, um valor que viria a ser ajustado para a verba final de 86 milhões de euros. O Bankinter Portugal tinha, no início deste ano, cerca de 80 agências e 900 trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal justifica quebra dos resultados do Bankinter. Lucros descem 6%
{{ noCommentsLabel }}