Greve: A Norte CGTP fala em números perto dos 100%

  • Lusa
  • 27 Outubro 2017

A greve geral de 24 horas da Função Pública decretada pela CGTP, no respeitante à Saúde, apresenta "números próximos dos 100%" a Norte, disse o coordenador do Sindicato.

A greve geral de 24 horas da Função Pública decretada pela CGTP, no que diz respeito à Saúde, apresenta a Norte “números próximos dos 100%”, disse à Lusa, esta sexta-feira, o coordenador do Sindicato da Função Pública do Norte.

Com início às 20:00 de quinta-feira, o primeiro balanço surgiu perto da meia-noite, numa iniciativa junto ao Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, em que a CGTP difundiu os primeiros números da paralisação.

“Nestas quatro primeiras horas, na área da saúde temos paralisações muito perto dos 100% nos hospitais São João, no Porto, Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, bem como em Braga, Barcelos, Guimarães, Famalicão e Chaves”, descreveu Orlando Gonçalves.

Nestas quatro primeiras horas, na área da saúde temos paralisações muito perto dos 100% nos hospitais São João, no Porto, Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, bem como em Braga, Barcelos, Guimarães, Famalicão e Chaves.

Orlando Gonçalves

coordenador do Sindicato da Função Pública do Norte

Com o avançar do dia, o coordenador sindical previu que “os números da adesão não devam oscilar muito”, manifestando expectativa de que nos setores da “Saúde, Justiça e Educação a adesão à greve seja muito elevada”.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, declarou que as expectativas “são boas, pela grande recetividade dos trabalhadores e trabalhadoras da função pública a esta paralisação”, explicando que esta tem “dois grandes objetivos”.

“Alertar o Governo para a necessidade de, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado, procurar encontrar soluções de acordo com as reivindicações que os trabalhadores da Função Pública apresentam” e “chamar a atenção para uma greve de defesa dos serviços públicos”, são os objetivos da greve, declarou.

Os direitos dos “trabalhadores da Função Pública estão sempre associados à melhoria da qualidade dos serviços públicos que estão a prestar às populações”, salientou o sindicalista, elegendo a “despesa supérflua do OE que pode ser reduzida” e as “potencialidades para aumentar a receita” como situações a rever.

“Na despesa supérflua, há duas áreas que precisam de ser tratadas urgentemente: as parcerias público-privadas, onde se está a prever gastar 1.171 milhões de euros no setor rodoviário, com uma taxa de rentabilidade na ordem dos 8%. Bastava passar numa primeira fase para 4% e aqui teríamos um acréscimo de poupança superior a 500 milhões de euros”, contabilizou.

E continuou: “E depois temos uma outra situação que é inacreditável, que é o facto de estarem previsto 850 milhões para o Fundo de Resolução”. “No momento em que alguns bancos privados estão a apresentar resultados positivos do primeiro semestre, somos chamados a pagar 850 milhões para financiar os bancos privados. Isto não faz sentido, isto é subsídio dependência no setor privado, nomeadamente financeiro, do OE”, concluiu.

O momento em que alguns bancos privados estão a apresentar resultados positivos do primeiro semestre, somos chamados a pagar 850 milhões para financiar os bancos privados. Isto não faz sentido, isto é subsídio dependência no setor privado, nomeadamente financeiro, do OE.

Arménio Carlos

Secretário-geral da CGTP

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve: A Norte CGTP fala em números perto dos 100%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião