Confiança dos consumidores aumenta e clima económico estabiliza

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 30 Outubro 2017

Indicador de confiança dos consumidores aumentou em outubro depois de um recuo nos dois meses anteriores, e volta agora a níveis próximos do valor máximo atingido em julho.

Depois de duas quedas consecutivas, a confiança dos consumidores aumentou em outubro. Já o indicador de clima económico estabilizou em setembro e outubro, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados publicados esta segunda-feira, o indicador de confiança dos consumidores recuperou este mês, “voltando a um patamar próximo do valor máximo da série atingido em julho”. Esta evolução tem em conta o contributo positivo das expectativas relativas à evolução da poupança, da evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país. Por outro lado, as perspetivas sobre a evolução do desemprego contribuíram negativamente.

Já o indicador do clima económico estabilizou em setembro e outubro, depois de uma queda em agosto. A confiança recuou na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, aumentou na Indústria Transformadora e estabilizou no Comércio.

De acordo com o INE, a confiança da Indústria Transformadora retomou neste período, contrariando a descida verificada nos dois meses anteriores. Ao invés, o indicador caiu em outubro na Construção e Obras Públicas, depois de ter alcançado em setembro o máximo desde julho de 2002. Também nos serviços o movimento é de queda em outubro, “suspendendo o perfil positivo observado desde o final de 2012”, refere o Instituto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores aumenta e clima económico estabiliza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião