Banca e energia ajudam o PSI-20 a recuperar

  • Rita Atalaia
  • 18 Outubro 2016

A bolsa nacional está a ser impulsionada pelos títulos da banca e da energia na abertura. O PSI-20 sobe 0,3%. Os investidores aguardam pelos dados da inflação do Reino Unido.

A bolsa nacional abriu em alta, recuperando das perdas da sessão anterior. O índice PSI-20 sobe 0,3% para 4614,92 pontos, impulsionado pela subida dos títulos do setores energético e banca. As ações europeias também devem registar ganhos. Os investidores aguardam pelos dados da inflação do Reino Unido para tentarem perceber de que forma a recente queda da libra está a afetar os preços

As ações da Galp Energia estão a ganhar 0,9% para 12,39 euros, enquanto o Banco Comercial Português sobe 0,6% para 0,0158 . O BCP convocou uma assembleia-geral para o dia 9 de novembro para os acionistas do banco votarem o aumento do limite de votos de 20% para 30% e alargarem o número de membros do Conselho de Administração de 20 membros para 25 membros. Depois de aprovado o processo de reverse stock split, a instituição financeira tenta cumprir mais dois requisitos impostos pelos chineses da Fosun para entrar no capital do banco.

Ainda no setor energético, a EDP está a valorizar 0,6% para 2,96 euros e a subsidiária EDP Renováveis ganha 0,8% para 7,02 euros.

No retalho, a Jerónimo Martins também está a contribuir para o movimento de valorização. A retalhista avança 0,5% para 16,05 euros. A Mota-Engil segue em contraciclo e cai 5% para 1,76 euros no arranque da sessão, recuando face a máximos de abril. Na semana passada, a empresa do setor da construção subiu 3,26% para os 1.7720 euros, após ter revelado o plano estratégico Step Up 2020.

No panorama europeu, os investidores vão analisar os dados referentes à inflação do Reino Unido. O país decidiu sair da União Europeia num referendo a 23 de junho e a libra tem registado uma queda acentuada. O mercado quer perceber qual é o impacto desta decisão na economia britânica.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca e energia ajudam o PSI-20 a recuperar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião