Surto de legionella provoca dois mortos

  • Lusa e ECO
  • 6 Novembro 2017

Direção-Geral da Saúde confirmou a morte de um homem de 77 anos e de uma mulher de 70 anos. Ministério Público vai investigar as mortes.

O surto de infeção com a bactéria legionella no hospital São Francisco Xavier provocou dois mortos, um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde.

Uma das vítimas estava internada no hospital de Santa Maria e a outra numa unidade privada.

O Ministério Público anunciou ao final do dia que está a “recolher elementos” sobre o surto de infeção com a bactéria legionella no hospital São Francisco Xavier, que provocou dois mortos, garantindo que vai averiguar “qualquer indício de crime”. “O Ministério Público encontra-se a recolher elementos, sendo que não deixará de investigar qualquer indício de crime de que tenha conhecimento”, refere a resposta, por escrito, enviada à Lusa.

Recorde-se que no domingo o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, admitiu que não podia garantir que nada tinha falhado e por isso encomendou relatórios para aferir responsabilidades. “Não vou dizer que nada falhou. Não tenho a certeza. E falhar significa um determinado tipo de avaliação técnica, um determinado tipo de procedimento”, especificou Adalberto Campos Fernandes. “Os relatórios pedidos não são para preencher calendário”, alertou o ministro, explicando que vão ser apuradas responsabilidades. “Os relatórios são para apurar efetivamente aquilo que aconteceu: se se deveu a um imponderável de natureza técnica ou climática e ambiental, ou a algum procedimento que deveria ter sido feito e não feito. É isso que tem de ser avaliado com isenção, ponderação e independência”, sublinhou.

A origem do surto foi identificada na rede de água do hospital, que já foi submetida a intervenções — choque térmico e choque químico — para eliminar a bactéria ‘Legionella pneumophila’, que provoca uma infeção respiratória conhecida como Doença do Legionário.

Até ao anúncio dos dois casos mortais, o balanço do surto estava em 26 casos diagnosticados, dos quais dois se encontravam internados na unidade de cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier. Entretanto, o novo balanço aponta já para 29 casos identificados.

Notícia atualizada às 21:39

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Surto de legionella provoca dois mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião