Goldman Sachs e fundo chinês lançam veículo de cinco mil milhões
Fundo tem como objetivo estimular investimento e exportações das empresas norte-americanas, no mercado chinês. Anúncio acontece na semana que Donald Trump está de visita à Ásia.
O banco norte-americano Goldman Sachs decidiu juntar-se ao fundo soberano chinês China Investment Corporation e criar um veículo financeiro com o objetivo de estimular os investimentos e exportações das empresas norte-americanas, no mercado chinês. O fundo tem uma dotação de cinco mil milhões (cerca de 4,311 milhões de euros), dividida em partes iguais pelos agentes norte-americano e chinês.
“Estas são as duas maiores economias do mundo. Vejam o quanto podem ganhar, quando trabalham em conjunto“, avançou Lloyd Blankfein, líder executivo do banco norte-americano, à CNBC.
O anúncio acontece na semana em que Donald Trump está de visita à Ásia. Desde quarta-feira que o Presidente norte-americano está ser recebido pelas autoridades chinesas. Blankfein (um crítico frequente da Casa Branca) faz parte da comitiva que acompanha o governante. No quadro dessa visita, a China já fechou acordos com empresas norte-americanas no valor total de 253,4 mil milhões de dólares (cerca de 218 mil milhões de euros).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Goldman Sachs e fundo chinês lançam veículo de cinco mil milhões
{{ noCommentsLabel }}