Quer investir nas obrigações para o retalho? Subscrições arrancam hoje

Arranca esta quarta-feira o período de subscrição das obrigações do Tesouro direcionadas para os pequenos investidores. Tem duas semanas.

Pretende investir nas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV)? Já o pode fazer. Arranca esta quarta-feira o período de subscrição destes títulos de dívida direcionados para os pequenos investidores. Basta ir ao banco e fazer a sua aplicação. Mas tenha cuidado para não ser surpreendido com as comissões bancárias. Há muitas que retiram interesse ao investimento.

Durante as próximas duas semanas (até dia 28) vai poder subscrever um dos produtos de poupança do Estado mais populares entre as famílias portuguesas. Estas OTRV têm a maturidade de cinco anos (vencem em dezembro de 2022) e pagam um juro de 1,1%. É baixo? Talvez, mas também não há muitas alternativas no mercado.

Esta nova emissão de OTRV vai decorrer num período em que muitos portugueses recebem o subsídio de Natal. Foi justamente para aproveitar esta folga nas carteiras das famílias que o Governo voltou a procurar financiamento junto do retalho português, aproveitando ainda a maré baixa dos juros nos mercados para baixar o custo de financiamento da sua dívida.

Como nas anteriores operações, é expectável que se assista a uma corrida dos pequenos investidores atrás destes títulos. Se a procura exceder a oferta, haverá lugar a rateio.

Por outro lado, importa também ter em atenção que as OTRV são subscritas nos balcões dos bancos e por isso há encargos indesejados com comissões bancárias que deprimem a rentabilidade que se pode extrair com estes títulos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer investir nas obrigações para o retalho? Subscrições arrancam hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião