Portugal coloca 1.250 milhões com taxa mais baixa a um ano

Portugal voltou ao mercado de dívida para um leilão duplo de titulos de curto prazo. Obteve o total que pretendia com juros menos negativos a três meses e uma taxa mais reduzida a 12 meses.

Portugal conseguiu obter o montante que procurava no leilão de dívida de curto prazo. Colocou os 1.250 milhões de euros projetados, com a maioria do valor a ser emitida no prazo a 12 meses onde registou uma taxa mais baixa. Nos títulos a três meses, os juros foram mais altos, mas continuam a ser negativos.

De acordo com a Bloomberg, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) colocou 900 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a 12 meses, a maior “fatia” dos 1.250 milhões — o montante indicativo era um valor entre os mil milhões de euros e os 1.250 milhões de euros. Os restantes 350 milhões de euros foram obtidos com títulos a três meses.

No prazo em que Portugal obteve o montante mais elevado, a taxa média de 0,006%, ligeiramente mais baixa do que a registada no último leilão comparável, em agosto, quando aceitou pagar 0,007%. Para isso contribuiu a forte procura registada. As ofertas superaram em 3,43 vezes o montante que o instituto liderado por Cristina Casalinho pretendia obter.

No caso dos títulos a três meses, os juros voltaram a ser negativos, mas menos. A taxa passou de -0,108% para -0,012%, isto num leilão em que a procura superou a oferta em 1,91 vezes, um rácio inferior ao registado no anterior leilão, a 17 de agosto.

(Notícia atualizada às 10h50 com mais informações sobre a emissão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal coloca 1.250 milhões com taxa mais baixa a um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião