António Domingues vai ganhar muito ou pouco? Depende

São 423 mil euros por ano. São cerca de 30 mil por mês, mas depois de impostos o novo presidente executivo da CGD fica com menos de 13 mil euros.

António Domingues vai receber um salário bruto anual de 423 mil euros, correspondente a mais de 30 mil euros mensais. O anúncio, feito por Mário Centeno, tem suscitado muito debate, sobretudo no Parlamento, com várias vozes a insurgirem-se contra o valor que o antigo administrador do BPI vai obter à frente do banco público. Mas será mesmo um salário muito elevado?


A realidade dos impostos portugueses vai fazer com que, na prática, o gestor do maior banco português leve para casa menos de metade dos 423 mil euros. Após aplicada a taxa máxima de retenção de IRS, o salário líquido de António Domingues fixa-se em perto de 182 mil euros anuais, com o salário mensal a rondar menos de 13 mil euros líquidos, de acordo com cálculos do ECO. Isto excluindo eventuais prémios que o novo presidente da CGD possa vir a receber.

Se estiver a falar de um presidente executivo numa empresa com alguma dimensão, 25 a 30 mil euros por mês é um salário habitual. Abaixo disto é um mau salário, seja na banca ou fora da banca

Mira Amaral

Ex-CEO do BIC

13 mil euros é o equivalente a quase 25 salários mínimos nacionais. Nesta métrica, é um valor substancial, ainda que estejamos a falar de um cargo de liderança de uma instituição com enorme peso no financiamento da economia nacional. É um cargo público. E quanto ganha um funcionário público? 1.642,1 euros por mês, brutos. São cerca de 1.100 euros, líquidos. Ou seja, o novo líder da CGD vai ganhar 12 vezes mais.

Mas António Domingues é um presidente executivo. “Se estiver a falar de um presidente executivo numa empresa com alguma dimensão, 25 a 30 mil euros por mês é um salário habitual. Abaixo disto é um mau salário, seja na banca ou fora da banca”, diz o ex-ministro Luís Mira Amaral, que esteve à frente do banco BIC.

Na comparação com outros CEO, o líder do banco no qual o Estado deverá injetar 2,7 mil milhões de euros, nem ganha assim tanto. É mais baixo do que o recebido, por exemplo, pelos CEO do Santander Totta ou do BPI. No ano passado, o vice-presidente executivo do Totta, António Vieira Monteiro, recebeu um salário bruto fixo de 568 mil euros. Para além disso, o presidente do Totta recebeu um prémio em dinheiro de 225 mil euros, mais 209 mil euros cujo pagamento ficou retido. Já Fernando Ulrich arrecadou em 2015 um vencimento fixo de 462 mil euros e teve direito a um prémio de gestão da ordem dos 122 mil euros.

Se formos comparar com a remuneração dos gestores mais bem pagos das cotadas do PSI-20, a discrepância é muito mais elevada. O salário dos 10 CEO mais bem pagos das cotadas que integram o índice de referência da bolsa nacional aponta para um valor médio superior a 933 mil euros anuais. Ou seja, mais do dobro do salário que António Domingues vai receber à frente da CGD. António Mexia é o mais bem pago: 1,82 milhões de euros, mas a empresa que lidera tem lucros anuais na casa dos mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Domingues vai ganhar muito ou pouco? Depende

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião